
A sociedade vigente está sempre a debater e discutir assuntos cotidianos e polêmicos. O debate surge como ferramenta de progresso e influência no pensamento intelectual, tornando-se parte importante e fundamental no conhecimento acumulado.
Um debate surge quando geralmente uma proposição tem dois ou mais pontos de argumentação. O objetivo é que apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões opostas, que dificilmente ocorre.
Existem regras para um debate proveitoso, contrária a ilustração ao lado, podemos citar:
1. Os princípios lógicos: afastar a sofística e recusar o silêncio cético.
2. As prenoções: tornar inteligível um entendimento humano a priori.
3. O sujeito transcendental: estabelecer as condições universais das possibilidades de um debate.
No âmbito da discursão surge a retórica, arte usada pelos antigos sofistas para convencimento dos seus alunos em determinado assunto. Antes de determinarmos a retórica veremos a persuasão.
A persuasão é uma mera estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógicos-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Entretanto a persuasão pode ser aplicada em situações diferentes e de formas diferentes, entra em cena a retórica.
Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.
A retórica pode ser usada em em vários níveis, desde convencer sua mãe a mudar daquela novela chata, até ganhar em um debate universitário. Retórica não pretende mostrar o que é verdadeiro ou certo, mas tenta fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.
A retórica é muito utilizada por propagandas ou pela mídia, consegue influenciar no comportamento das pessoas comuns influentemente. Sua técnica rebate qualquer insinuação ou indagação, mas apesar de defender-se de ataques céticos, usa os mesmos para obter sucesso.
A retórica é percebida por poucos e engana a vários leigos, então seja cuidadoso e esteja preparado a um ceticismo aberto. Aliás você pode ser vítima da retórica ao ler esse artigo, então esteja atento.

1 Histéricos Opinantes:
mto bom seus textos cara. Vc não está só com esses pensamentos, acredito que com a evoluçao da consciencia humana, estamos dxando de ser tao "burros" e parando com essas crenças na maioria das vezes inúteis em religiões. Temos que fugir da manada e se possivel ajudar outros também a pensar com a razao sem fanatismo. abraço
Postar um comentário