----------------------------------------------------------------------------------------
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA (FUVEST-2004)
Leia o trecho do poema abaixo e responda às questões:
"O JUMENTO E O CAVALINHO, ELES NUNCA ANDÃO SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVÃO A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)
1. Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso que remete ao contexto árcade, o autor atribui aos personagens Jumento e Cavalinho uma posição social que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge, então, o caráter feminino no auge de sua autoafirmação como contraponto à promiscuidade. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.
Resposta - O papel semântico da Égua Pocotó nos remete à ascensão da mulher no contexto da sociedade brasileira pós-Regime Militar, onde aquela representa a maior parcela da população absoluta brasileira. Ao duelar pelo amor da Égua, causando a instabilidade social comentada na questão, o Jumento e o Cavalinho demonstram que a mulher, então valorizada neste novo contexto, exige maiores esforços dos personagens masculinos, levando-nos a uma comparação do pocotoísmo ao Classicismo, num resgate dos valores greco-romanos.
2. O contexto adotado pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade tal dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.
Resposta - 2- "Levão a Égua Pocotó"; A figura de linguagem utilizada por Serginho é a onomatopeia. Tal figura de harmonia é empregada no nome da protagonista, visto que ao cavalgar a Égua faz um dado som, imitado por outro som, sendo este o nome da Égua.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(FUDESP – 2069)
Considere um verbo transitivo direto em movimento retilíneo uniforme num plano inclinado de 311 graus e 45 minutos. Sabendo-se que em relação ao solo esse plano é cartesiano, com heterozigotos e gametas Aa Bb com 21 genes no cromossomo 47, e que graças ao teorema da intertextualidade, tal movimento tem início no primeiro reinado a 373K, possui base pseudo-pteridofita, e finaliza cortando a bissetriz do ângulo reto no carbono terciário sem fenótipo definido, então:
- a) to be or not to be
- b) Esparta não era uma cidade Esatdo
- c) Tropical Úmido
- d) Metonímia hiperbolizada no período
- e) Oração subordinada pitagórica reduzida do tetraedro regular
via@discl
0 Histéricos Opinantes:
Postar um comentário